domingo, 12 de janeiro de 2014

Leituras

No último dia de aulas do 1.º período, a professora de português lançou-nos um desafio. Tínhamos de ler um livro, à nossa escolha, e depois escrever uma pequena reflexão sobre essa leitura. Aqui ficam algumas das nossas opiniões e sugestões.
Boas leituras!
 
Este livro é interessante e é muito engraçado perceber que, apesar de tudo, nós, pessoas comuns, podemos saber como é a vida de uma pessoa famosa.
As pessoas famosas são iguais às outras. O que nos distingue é a fama. Todos nós temos defeitos, família e todos temos os nossos problemas. Como disse, somos todos iguais e neste livro conseguimos perceber como é realmente a vida dos famosos, comparada com a nossa.
É um livro muito interessante e convido as pessoas a lerem-no porque a partir destes textos conseguimos retirar grandes momentos.
Inês Severino, n º 13, 8.ºB
 
 
Eu gostei de ler este livro, porque gosto de aventuras e mistérios. Uma das partes que eu mais gostei nesta aventura foi quando descobriram que o Robi Sague de Tigre nunca tinha saído da Fonte das Lágrimas, apenas tinha caído para as águas limpas da fonte e se encontrava por cima da mancha vermelha.
Carolina Matos, n.º5, 8.ºB
 
 Gostei muito de ler este livro. Já tinha visto o filme, mas o livro tem mais pormenores. A linguagem apresentada é muito acessível e a sua leitura é muito interessante, porque não é um livro enfadonho, pelo contrário, fala-nos da importância da família, das pessoas e da amizade.
 Pela mensagem que transmite, todos deveriam ler este livro!
Cláudia Pereira, n.º8, 8.ºB
 

Gostei muito de ler este livro porque fala de uma coisa de que eu gosto muito: futebol!
Este livro conta a história de um grupo de rapazes que moram num bairro e que adoram jogar futebol. O sonho deles é de poder um dia formar um clube de futebol, mas não é fácil e eles passam por muitas dificuldades.
Gostei de ler e espero ler o próximo número desta coleção!
Francisco Dias, n.º4, 8.ºA
 
A professora de português pediu-nos que lêssemos um livro durante as férias de Natal e eu escolhi um do Harry Potter.
Vi o filme do Harry Potter e a Pedra Filosofal e fiquei com curiosidade em ler o livro, mas não tinha coragem porque é enorme!
No entanto, estas férias, ganhei coragem e foi o livro que eu escolhi.
Antes de mais, surpreendeu-me pela positiva, pois tem muito mais pormenores do que o filme. Leva-nos a imaginar as coisas de maneira diferente e vivemos esta história de uma forma mais intensa, porque conseguimos sentir as emoções das personagens.
Ler o livro permite perceber melhor certas coisas que nos passaram ao lado no filme.
As passagens de que eu mais gostei neste livro foram as que me fizeram relembrar algumas cenas do filme porque os diálogos das personagens eram iguais.
Gostei imenso do livro e pretendo ler os outros livros da coleção. Aconselho a todas as pessoas que já viram o filme a leitura do livro, porque é mais interessante. Para os que ainda não conhecem a saga Harry Potter também aconselho esta leitura, pois vão ficar muito surpreendidos e com vontade de ler toda a coleção.
Sofia Margarida, n.º19, 8.B



Comecei a ler este livro devido ao seu título e ao seu autor.
Julgo que este senhor é um homem bastante prestigiado, não apenas por ser escritor, mas também por ser jornalista na televisão.
Considero que os seus livros são agradáveis, apesar de serem romances.
Quem lê um livro de José Rodrigues dos Santos fica, sem dúvida, com um nível de cultura geral e um conhecimento de História muito mais elevados.
O livro fala sobre os mistérios da crise: como se terá formado, o que nos reserva o futuro e quem realmente provocou a crise (o grande mistério).
Na minha opinião o livro é muito interessante, mas, por outro lado, existem partes que são um pouco aborrecidas e, por isso, tem de se estar com muita atenção para perceber tudo, uma vez que, quando não se entende uma certa palavra ou frase, ficamos sem compreender o resto do parágrafo.
Acredito que toda a gente vai querer ler este livro, pois é extraordinário e temos vontade de o devorar!

Ana Lopes, n.º1, 8.ºB