domingo, 26 de janeiro de 2014

Dia Mundial dos Leprosos

No último domingo de janeiro, este ano dia 26 , comemora-se o Dia Mundial dos Leprosos, cujo lema, para este 2014, inspira-se na frase de Raoul Follereau: "Não há sonhos grandes demais".
O Dia Mundial dos Leprosos foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1954, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a discriminação de que são alvo estes doentes.
Em Portugal, cabe à Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) sensibilizar e motivar a opinião pública para a situação dos doentes de lepra no país e no mundo, promovendo a recolha de fundos destinados a esta causa.
A lepra é uma doença dermatológica, infeciosa, crónica, que atinge as pessoas pelo contágio, em especial as mais frágeis, que sofrem de desnutrição, falta de água potável e baixos padrões de higiene. Raoul Follereau chamava à lepra a filha primogénita da pobreza.
Atualmente há tratamento e cura para a doença e são tratados, efetivamente, cerca de um milhão de doentes por ano. No entanto, as precárias condições de vida de muitas populações, devido à pobreza, às injustiças sociais, à ignorância, às guerras e às calamidades naturais causam o aparecimento de 400/500 mil casos novos por ano.


Para saber mais: www.aparf.pt