sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dia Mundial dos Mágicos

Hoje, dia 31 de janeiro, celebra-se o Dia Mundial do Mágico.

Esta data foi escolhida em homenagem a São João Bosco, fundador dos padres salesianos e das irmãs salesianas, padroeiro dos mágicos, falecido em 31 de janeiro de 1888. Conta-se que, quando menino, ajudava a família trabalhando como acrobata, malabarista e mágico.


Quem popularizou mais esta arte foi Harry Houdini (1874-1926), o mais famoso mágico de todos os tempos. A sua habilidade impressionante para libertar-se de algemas e correntes, até debaixo de água, entre outros truques, conquistou grandes plateias em todo o mundo.

Os tipos de magia mais conhecidos são a produção (quando, por exemplo, um mágico faz aparecer um coelho num chapéu), o desaparecimento (quando faz desaparecer algo ou alguém), transformação (quando transforma uma carta qualquer de um baralho na carta específica que deseja), restauro (reconstrói uma carta ou um jornal rasgado ou uma pessoa cortada ao meio), teleportação (quando uma pessoa ou objeto é levado de um lugar para o outro), levitação (uma pessoa flutua no ar) e penetração (quando um sólido atravessa outro).

Uma das características da magia é a de os seus protagonistas não revelarem como fazem os truques. A maior parte das associações de mágicos obriga os seus membros a fazer um voto de confidencialidade.





Nomes como o norte-americano David Copperfield, a nível mundial, e Luís de Matos, em Portugal, fizeram da magia um espetáculo bastante popular.



Sem comentários: