quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

La Chandeleur


O dia 2 de fevereiro em França é um feriado católico que celebra a Apresentação de Jesus no Templo, de acordo com o episódio bíblico que narra o momento na infância do menino Jesus em que foi levado pela sua mãe ao templo de Jerusalém pela primeira vez.
A festa da Apresentação do Senhor é uma das mais antigas festas da Igreja Católica e é também conhecida como a festividade das Candeias (ou das Candelárias), que ocorre passados quarenta dias após o Natal. Em França é conhecida como  La Chandeleur, Fête de la Lumière (festa da luz), lembrando o que diz o velho Simeão no Evangelho deste dia, a propósito do Menino Jesus: ele é “a luz do mundo”.
La Chandeleur é a última das festas do Natal (Advento, Natal, Epifania, Senhora das Candeias) e em algumas regiões francesas, só nesta altura é que se desmonta o presépio.

A tradição manda que se cozinhem crepes que, pela sua forma redonda e pela sua cor dourada, fazem lembrar o sol e são como que um apelo ao regresso da Primavera, após Inverno.
Há um ritual interessante associado à confeção dos crepes: fazer saltar os crepes, com a mão direita, e ter, na mão esquerda, uma moeda, para trazer prosperidade e abundância durante todo o ano.

Na nossa escola celebramos este dia a fazer crepes! A professora Lucinda confecionou muitos crepes que fizeram as delícias de todos os que os provaram!












Alguns provérbios associados a este dia:

Se a senhora das Candeias chorar, está o inverno a passar; se a Senhora das Candeias rir, está o inverno para vir.
Si la chandelle est belle et claire, nous avons l'hiver derrière, si le ciel n'est ni clair ni beau, nous aurons plus de vin que d'eau.



Sem comentários: