sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado a 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO em 17 de novembro de 1999.

Celebrado desde 2000 para promover o multilinguismo e a diversidade cultural, a data escolhida comemora o dia de 1952 quando estudantes do Bangladesh, na época ainda pertencente ao Paquistão, foram mortos quando reivindicavam o reconhecimento da sua língua, o Bengali, como uma das línguas nacionais do Paquistão.

Em 2014, a celebração centra-se no reconhecimento de todas as línguas e no respeito por elas em todas as esferas do conhecimento, incluindo a educação e as ciências.
 
"A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA" Fernando Pessoa
 
 
Falado por 244 milhões de pessoas em todo o mundo, o português é a sexta língua mais falada do globo, mas é a quinta mais usada na Internet e a terceira nas redes sociais Facebook e Twitter.

 No site do Observatório da Língua Portuguesa, é explicado como se chega aos 244 milhões de falantes.

Falado nos cinco continentes, o português é a língua oficial de oito países: Angola (19,8 milhões de habitantes), Brasil (194,9 milhões), Cabo Verde (496 mil), Guiné-Bissau (1,5 milhões), Moçambique (23,3 milhões), Portugal (10,6 milhões), São Tomé e Príncipe (165 mil) e Timor-Leste (1,1 milhões). Contudo, só nos casos de Portugal e do Brasil é contabilizada toda a população como falante de português. Em Timor-Leste, por exemplo, apenas 20% dos habitantes falam português, enquanto na Guiné-Bissau são 57%, em Moçambique 60%, em Angola 70%, em Cabo Verde 87% e em São Tomé e Príncipe 91%, revelam os dados do observatório.

 
Para saber mais...

Sem comentários: